quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Uma tarde inesquecível.

Eu tenho uma incrível capacidade de achar amigo em cada lugar. Uma vez (uma não, várias) foi num livro, outra no parquinho, sem falar naquela vez que achei vários amigos num filme. Mas, hoje eu achei uns amigos num pote de sorvete. Vou te explicar.
Estava eu, com muito calor. Resolvi caprichar. Fiz um pote de sorvete com vários sabores, para ele ficar bem colorido. E, Aquela calda de chocolate virou uma cachoeira. Pois é! Pronto. Achei um mundo mágico para passar à tarde. Tinha montanhas verdes, rosas, marrom. Nuvens amarelinhas e árvores muito legais. Eu estava parada olhando para aquela natureza linda e mágica quando aparecem uns seres pequenos. Eles pareciam chicletes. Com seus bracinhos pequeninhos e suas perninhas curtinhas. Apresentamos-nos e começamos a brincar. Muitas cantigas de roda, muito esconde-esconde, pega-pega. Muita brincadeira. Foi uma tarde inesquecível. Brincamos tanto que não percebemos uma tempestade monstruosa se aproximando. O céu ficou escuro e aquela paisagem começou a derreter. E eu, eu tentei salvar meus amiguinhos, mas um enorme tornado engoliu todos quase que de uma só vez. Foi quando a minha irmã gritou comigo. Perguntou se eu ia comer também a colher do sorvete. Eu contei pra ela minha aventura, mas sabe como é criança NE? Nunca acredita em outra. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Acontece, né?

O que eu mais gosto de fazer é escrever. Ler e escrever. Ler, escrever e ver filmes. Ler, escrever, ver filmes e navegar na internet. Bom, faz o fato é que às vezes a gente não consegue fazer o que mais gosta. E hoje eu estou me sentindo inútil. Isso mesmo. Eu não consigo escrever sobre nada que me agrade. Nem sobre livros, nem sobre imaginação, nem sobre a Alice e o Peter. Acho que falta inspiração. Ou motivação. Ou sei lá o que. Então resolvi compartilhar com vocês essa dificuldade encontrada na minha vida. Porque acredito que um dia todo mundo se sente, ou já se sentiu assim. Parece que meu cérebro está preso e não funciona. Até para escolher estas poucas palavras está sendo difícil. Fazer o que a gente gosta, nem sempre é fácil. Muitas vezes, a estrada é cheia de pedras, buracos e escuridão. Mas, aprendi que devemos ser fortes e persistentes para conseguirmos alcançar nossos objetivos e acertar os passos desta linda caminhada que chamamos de vida. Então, espero que me perdoem e entendam que hoje eu pisei num precipício e não consegui sair de lá para escrever para vocês.   

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Meu Éden.

Eu tenho um jardim cheio de flores lindas. Tenho rosas de todas as cores, tenho margaridas, crisântemos, jasmins, girassóis, Azaléias, orquídeas, enfim, eu tenho flores de todos os tipos. Umas mais cheirosas, outras mais bonitas. No meu jardim, sempre tem um cantinho para plantar uma nova florzinha. E eu tento cuidar, todos os dias, dessas minhas flores. Tento cuidar para que elas não morram e não me deixem. Eu amo muito essas minhas flores. Mas, como em todos os jardins, no meu também aparecem, de vez em quando, ervas daninhas. Esse inço cresce rápido demais, deixando meu jardim  horrível.  Eu custo a perceber a existência delas porque muitas me enganam, porque quando estão nascendo, elas  são belas. Mas, com o tempo, eu percebo que elas além de perderem a beleza, vão destruindo as outras flores que eu cultivo. Esse mato quer destruir meu jardim! Quer deixá-lo triste e sem vida. Quer acabar com as flores que eu cultivo todos os dias e com os espaços reservados para minhas novas plantinhas. Mas, com o tempo, conseguirei exterminar todas as ervas daninhas do meu jardim e ele será como o Éden, lindo para sempre. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Espelho, espelho meu?

Quando eu era pequena eu tinha um espelho mágico que sempre me dizia que existiam muitas meninas mais bonitas do que eu. O meu espelho era mau, egoísta e só pensava em outras pessoas que não era eu, a sua dona. Mas, eu tinha a esperança que um dia aquele espelho ia me olhar de maneira diferente. O tempo foi passando e outras pessoas foram entrando na mente daquele espelho malvado. Ele nunca disse que eu era a mais bonita, ele nunca me chamou de bonita. Aquele espelho, só via meus defeitos e dizia que eu era motivo de desgosto. Aquele espelho me dizia que tinha vergonha de mim. O tempo passou mais ainda e ele só sabia me criticar. Falava mal dos meus amigos, me colocava pra baixo, falava mal de mim etc. Um dia, eu resolvi tirar esse espelho do meu quarto, pois ele estava me fazendo mal. Na verdade, tudo o que eu queria era um pouco de atenção daquele espelho. Pois eu nunca quis ser bonita mesmo. A beleza exterior é algo superficial demais. Mas, aquele espelho foi despachado pra longe de mim. Não quero mais ele. Agora, que eu não tenho mais ele perto de mim, resolvi dar valor as coisas que realmente importam e que fazem diferença na minha vida. E pra falar a verdade, sou eu quem sinto vergonha de ter sido dona daquele espelho que de mágico não tem nada. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Heróis.

Ontem, 11 de setembro de 2011. Onze anos depois do atentado às Torres Gêmeas nos EUA. Mas, não é sobre isso que eu vou falar. A mídia brasileira já deu foco o suficiente para os heróis americanos e as vítimas dos terroristas.
Bom, existe uma pessoa que eu conheço que, sempre se sentiu inútil e menosprezado por nunca ter feito algo que a sua família tenha se orgulhado. Apesar deste pensamento ser errado, aconteceu uma série de coisas das quais a família desta pessoa está se orgulhando. Primeiro, foi a realização do sonho dele. Desde pequeno esse guri sonhava em ir para as forças armadas brasileira. E no inicio deste ano, ele conseguiu. Ingressou no Exército. Daí em diante, cada história que ele conta é motivo de orgulho para os seus familiares. Mas, sexta-feira, dia 09/09/2011, ele foi ajudar as vítimas da enchente em Itajaí. Isso já foi um grande trabalho. Estávamos todos orgulhosos já. E no sábado soubemos que ele salvou um bebê que estava numa casa inundada. É claro que essa pessoa é o meu irmão. Aquele menino que achava que a família dele nunca se orgulhava dele, porque ele nunca foi o primeiro da classe. Aquele menino que cresceu e virou um dos muitos heróis brasileiros. Estou escrevendo isso na esperança que ele leia e saiba o quanto ele é importante pra mim e para nossa família e o quanto eu me orgulho dele.
E já que falei em herói, aproveito para dar parabéns aos muitos outros heróis que salvaram vidas, abrigaram outras pessoas e mais, dividiram o pouco que tinham com os muitos necessitados. A todos os heróis catarinenses e brasileiros, os meus parabéns.


Abaixo, o trecho do Jornal Nacional sobre a enchente em Itajaí e quando meu irmão salvou o bebê.

domingo, 11 de setembro de 2011

Casamento.

Se tem uma coisa que eu nunca sonhei foi com meu próprio casamento.
Calma, vou explicar!
Eu acho que o casamento é uma das celebrações mais lindas da vida de uma pessoa. É ali que se inicia uma nova família, um novo lar. Amor, respeito na saúde e na doença, Na alegria e na pobreza em todos os dias da vida. O casamento é um momento muito lindo e é sonho de muitas meninas. Ontem, fui no casamento de uma amiga minha e percebi o quanto ela estava feliz com aquela cerimônia. Bom, eu acho que algumas pessoas nasceram para casar. Outras não. Por enquanto, eu me encaixo no grupo de pessoas que não tem desejo de casar, que não tem esse sonho. Eu nunca quis me casar e nem ter relacionamento sério com alguém. Mas, a vida muda. Pode ser que um dia eu mude de idéia e suba no altar. Quem sabe quando eu achar meu príncipe encantado eu mude de idéia. Enquanto isso... Dedico-me a realizar meus sonhos prioritários. (Achar um príncipe está entre eles)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuva em Santa Catarina.

Muitas pessoas pensam que eu sou igual ao inimigo número um dos Ursinhos Carinhosos, pensam que eu tenho o Coração Gelado e de pedra. Mas, eu já disse inúmeras vezes que eu tenho muitos sentimentos. E um dos mais fortes e, se a modéstia me permitir, qualidades que tenho é a compaixão. Eu estou desde ontem acompanhando as notícias sobre a Chuva em Santa Catarina que fez estragos no norte do nosso Estado. É uma cena deprimente. Claro, catástrofes naturais acontecem em todo o mundo, mas quando é perto da gente, ficamos mais fragilizados. Ficamos eu digo, nós, que não temos um coração de pedra. Muita gente me diz que o fim do mundo está chegando, por isso Deus está mandando essas coisas para os homens, mas eu pergunto: Será que as enchentes, por exemplo, não são, em parte, culpa do homem? Quem joga lixo no chão? O Deus ou o homem? Acho que esta fatalidade não tem um culpado. É a natureza. Ela é assim. A mãe terra dá, a mãe terra tira. Deus dá, Deus tira. E assim vai, de acordo com suas crenças. O que não podemos esquecer é que, culpados, ou não, temos amigos, colegas e irmãos, se é que me permitem usar esse termo, passando dificuldade e necessidade ali pertinho da gente. Gente que perdeu sua casa, seus móveis. Gente perdendo seu bichinho de estimação. Gente perdendo entes queridos. Ali, perto da gente, tem gente perdendo esperanças de continuar. E isso, a gente não pode deixar acontecer. 
Temos que dar um abraço amigo, fazer um gesto de bem. E você me pergunta, mas como eu posso ajudar? Ora, eu também gostaria de poder ser voluntária e estar lá, junto às forças brasileiras ajudando, fazendo sopa, cobrindo uma pessoa que passa frio. Mas, eu tenho que trabalhar. Você também tem. Mas, uma coisa que podemos fazer é, principalmente, parar de rir da desgraça alheia. Parar de fazer piada com essas coisas. Pelo menos por agora. Seja solidário! E lembre-se da música: TRISTE É NÃO CHORAR! 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

7 de setembro, atrasado.

Ontem, o Brasil comemorou 189 anos de independência. Pra quem não conhece a história, reza a lenda que em 07 de setembro de 1822, Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, gritou: INDEPENDENCIA OU MORTE! E assim, o Brasil se viu livre de sua metrópole, Portugal. (para os que não sabem, os gajos colonizaram o nosso país). E todo ano, no sétimo dia do mês de setembro, as cidades param para fazer suas passeatas em homenagem à pátria amada, brasil.  Existem dois momentos importantes, que vestimos nossas camisas verde-amarela, embrulhamos nossos corpos na bandeira do país e saímos gritando nosso amor pelo nosso país. Vocês sabem muito bem, quais são essas datas: Copa do Mundo e 7 de setembro. Muitas pessoas não se lembram do significado do dia 21 e 22 de abril, do dia 15 de novembro. Muita gente nem sabe essa história de Dom Pedro I. E outras nem sabem que existe várias versões para a nossa suposta independência.
Eu não vou negar (que sou louco por você) que eu amo meu país. Eu amo o Brasil (com S). Mas, não vou fechar meus olhos para a realidade. Essa terra adorada precisa melhorar muito. Esse povo heróico, precisa aprender muita coisa, precisa deixar de ser ignorante, de ser tapado para a realidade. O Brasil pode ser o país do samba, do carnaval, do funk. O Brasil pode ser o país do café. O Brasil pode ser o país das crianças prostitutas do nordeste e de outras partes do país. Mas, o Brasil pode ser (um dia) o país da educação, o país sem miséria, sem desigualdade social. Com braço forte poderemos conquistar muito mais. Nosso país é lindo. Temos calor no nordeste e frio no sul. Temos o Rio Amazonas. Temos o Pantanal. Temos nossos risonhos e lindos campos e bosques cheios de vida. 
Mas, nossa terra adorada tem algo muito mais importante. Tem gente. Tem gente solidária. Tem gente guerreira. Os filhos deste solo não fogem à luta e, se o nosso sonho intenso de amor e esperança não acabar. Conseguiremos, amigos, um país gigante e com um futuro espelhando grandeza. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Medo.

Quem acompanha meus textos, sabe que eu gosto de escrever sobre coisas ecléticas. Não sigo uma linha de escrita. Por isso, um dia falo sobre infância e no outro sobre violência. E o que eu quero dizer hoje é que ainda estou chocada com a notícia que acabei de ler. Ontem, segunda-feira, dia 05/09/2011, aproximadamente 12h30min uma jovem, enfermeira, foi ser solidária com alguém que pediu ajuda e acabou sendo assaltada e estuprada por um usuário de crack. Eu sinceramente, não sei o que dizer sobre isso. Apenas que estou chocada! Melhor, a cada dia que passa, tenho mais medo de andar na rua. Eu soube que uns guris que estudaram comigo a vida toda, hoje estão fazendo parte de uma quadrilha procurada pela polícia. Soube que outros, estão viciados, provavelmente, assaltando pessoas honestas. É triste ver no que a sociedade está se tornando. Mais triste ainda é ver que a realidade de cidades grandes, agora está em cidades pequenas, também. Nem em nosso lar podemos ficar sem medo. A qualquer momento pode entrar alguém e render toda a sua família. Um viciado faz coisas que Deus duvida quando precisa da sua droga. Não culpo apenas o crack pela degradação da sociedade. São vários fatores. É lamentável essa nossa realidade. Não tenho nem mais o que dizer. Tenho medo de sair na rua. Mas, tenho mais medo que coisas assim destruam o que eu mais amo nesta nossa vida: a nossa infância. Que coisas assim, nos impeçam de sonhar! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ser criança.


Eu não quero crescer e nem abandonar meus amigos imaginários. Ter compromissos, cumprir horários, deixar de ir para a escola. Eu não quero crescer! Eu não quero parar de brincar com a minha boneca e nem deixar de usar um laço cor-de-rosa na cabeça. Eu não quero e não posso crescer. Deixar que a esperança e alegria de criança deixem de existir em mim. Deixar que o sorriso dê lugar a lágrimas de tristeza ou de desgosto. Não vou crescer! ver um mundo cinza, quando na verdade ele é pintado com lápis de cor e giz de cera. Eu quero ser criança, para sempre. Ser alegre, ter amizades, saber achar felicidade em coisas simples, como uma partida de bolinha de gude. Quero ser criança pra sempre, em todos os atos e atitudes, em todas as decisões. Ser criança é simples. Infância é um estado de espírito, é quando mais sonhamos. E eu? Eu não quero deixar de sonhar. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hoje é dia de sol!


Hoje é um dia de sol com uma brisa que deixa o dia lindo e muito agradável. É um dia de felicidade para quem trabalha a semana inteira, afinal, hoje é sexta e dois dias de folga estão por vir. Hoje é um dia feliz! Terminamos uma revista aqui na agência e estamos contentes por isso. Hoje provavelmente é dia de receber o nosso merecido salário por um mês de esforços (e, que mês!). Hoje é sexta-feira, dia de sol, vento, descanso. Mas, hoje é dia 2 de setembro. Para mim é um dia meio estranho, pois lembranças tristes e felizes estão em minha mente. Hoje faz dois anos que uma pessoa muito importante da minha vida foi pro céu. Uma pessoa que adorava viver. Para essa pessoa, não tinha tempo ruim. Uma pessoa que me ensinou a enfrentar dificuldades e me ensinou muitas outras coisas. Uma pessoa que me ensinou que perdoar é preciso e que não devemos ter mágoa das pessoas. Hoje eu sinto falta dessa pessoa, que com certeza, deve estar descansando em um lugar muito bom, depois de todo sofrimento que teve nesta terra. Há dois anos, neste horário, meu avô estava indo pro hospital para não voltar mais. Mas, hoje eu tenho certeza, que onde quer que ele esteja está olhando por nós e por minha família. Eu sei que ele está em paz e que a morte vem para todos. Mas, eu não posso fazer nada se eu sinto saudades do meu avôzinho.  

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Publicidade em Gramado.

Queria ter ido participar do Festival de Publicidade em Gramado - RS. Mas, infelizmente o tempo (R$) não permitiu. Ainda mais agora que já sou profissional de verdade (com diploma e tudo) e não ganho mais desconto em nada. Na outra vez que eu participei, foi muito legal. Tentei aprender o máximo de coisas possíveis, para aplicar na carreira e na vida. Até hoje lembro dizeres dos mestres que por aquele palco passaram. A gente percebe que alguma coisa ainda nem existe na nossa realidade, mas já começa a se preparar para o futuro profissional. É bom saber o que pessoas mais experientes têm a dizer. Experiência e história de vida, ou qualquer outra informação, é sempre bem vinda.
Não posso esquecer das palestras que mexeram negativamente (ou não) comigo. W. Olivetto e seu vídeo Argentino. Depois da viagem, ouvi muito pelos corredores da faculdade: "Camila no tiete tetas!". Não posso deixar de mencionar também, os amigos que fiz e as pessoas que lá conheci. Até gente do Acre (que eu jurava não existir) eu vi lá. Foi uma experiência muito legal, mesmo!
Esse ano queria ter ido, mas no começo da carreira é assim mesmo. Passamos por apertos. E tempo é dinheiro. Por isso, eu vivo sem Dinheiro. Gramado, com esse frio, tomando um chocolate quente. Bebendo uma Polar. Apreciando um bom fondue. É, até 2013 vou ter que me contentar apenas com o Gramado lá de casa.