terça-feira, 26 de julho de 2011

Algumas pessoas deveriam ter nascidas mudas.

É fácil falar dos outros. Muito fácil. E todo mundo fala mal de alguém, não venha me dizer que você não fala, porque fala sim. É mal do prefeito, mal do fulano, mal do cantor etc. Julgar a vida dos outros é a coisa mais fácil desse mundo. A gente não a vive.
Primeiro, poxa, a Amy morreu. Tá beleza! Ela era uma drogada do caramba? Era. Mas, o que os fãs delas lamentam não é a drogada Amy ter perdido pras drogas e sim a talentosa artista ter partido tão cedo. E não venham me dizer que a “bicha” não era uma baita de uma artista, porque ela era sim!
Outra coisa, eu tenho minhas crenças, minha religião. Algumas pessoas precisam fazer todo dia uma lavagem cerebral nas outras? Parem com isso. Deus (se ele existe) é um só. Parem de citar que ele quer isso, quer aquilo. Que quem usar isso vai abraçar o capeta etc. Parem de explicar TUDO com fundamentos bíblicos. Tem gente que diz que é de Deus, mas parece um diabo fuxicando sobre a vida dos outros. Vão se converter vão. Não é assim que vocês falam. 
E por fim, uma coisa que aconteceu ontem, me fez mudar uns pensamentos que eu tinha. Todo mundo tem defeitos. Todo mundo! Alguns são mais impossíveis de outra pessoa conviver, mas, fazer o que? Bom, somos todos diferentes. Iguais só gêmeos e olhe lá! Porque os pensamentos e a personalidade são diferentes. Poxa! Se fulano fez isso ou aquilo (te acalma aí Cecília) é porque tem um motivo.  Eu tenho meus defeitos e são insuportáveis. A gente tenta mudar pra melhor, mas nem sempre funciona.
Este texto ta sem sentido, mas, o importante é desabafar. E eu quero dizer uma coisa que é importante pra todos. Se for pra falar besteira, fique quietinho! Mudinho! Não fique falando coisas que você não sabe. Não fique julgando quem você não conhece, aliás, não julgue. Tente fazer isso. Tente ver as pessoas com outros olhos. Pessoas que entram em caminhos que são avessos ao da sociedade têm seus motivos. E eu nem to mais falando da Amy. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sobre o amor!

Seria o amor uma ferida que dói e não se sente? Seria o amor capaz de nos fazer sentir vontade de estar preso? Pra mim, Camões, assim como muitos poetas, figuram o amor em seus versos apaixonados (ou não) para mostrar aos leitores a sua paixão. Confuso né?
Bom, segundo o dicionário Michaelis Moderno da Língua Portuguesa, amor é um sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. Ou ainda afeição, grande amizade, ligação espiritual. Então, se amar é querer bem alguém, Drummond estava certo quando escreveu “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?”.  Bom, eu acredito que tudo neste mundo tem um lado negativo. Com o amor não é diferente. Ele chega a se tornar uma doença.  Ele pode te ferir. Ixi! Dores de cotovelo por um amor não correspondido.  Todo mundo já sofreu por amor. Inclusive eu, por mais que possa não parecer. Por trás deste coração gelado, desta pedra que muitos pensam existir em mim, existe muito amor para dar. Não só para o meu príncipe encantado, que eu to esperando aparecer, mas também existe muito amor para dar aos meus amigos, à minha família, muito amor para dar ao mundo!
O grande homem já dizia: Ama o próximo como a ti mesmo. As pessoas não entendem que o amor não é restrito apenas a casais apaixonados. Paixão e amor são coisas diferentes. Amor é universal. Eu amo, tu amas. Nós nos amamos.
Até Nietzsche acreditava no amor. (Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.). Minha gente, o amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece. (Renato Russo).
O amor tem várias faces. Amor de pai, amor de filho, Amizade, amor de vó, amor de neto, amor de irmão, amor de homem e mulher, amor platônico (um dia escrevo sobre esse amor, que me faz suspirar sozinha e que me deixa com as pernas bambas), o amor não correspondido (o meu caso) etc.
A poesia mostra muitas faces do amor. AS crônicas, as prosas, as narrações também. Tudo neste mundo tem amor. Até nas guerras santas existe amor. Eles amam Alá e os outros a Jeová. É um amor, estranho amor.
(eu me empolguei) Eu quase nunca falo de amor. Preciso aprender muito sobre ele. Preciso aprender a me amar para que as pessoas me amem também. Oferecer amor é querer amor de voltar.
O importante é que no amor não existe regra pois como disse Drummond: “Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários”.


Então, façamos, vamos amar! (Chico Buarque)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Soneto do amigo!

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...



Vinicius de Moraes
(fonte: Site do autor)




FELIZ DIA DO AMIGO!

Sobre amizade, sempre tem mais!

O título deste texto deveria ser “As pessoas que por minha vida passaram”. Mas, deixa assim! Hoje, dia do amigo, eu quero felicitar aos meus queridos e amados, em primeiro lugar. Quero dizer que todos os citados, não citados, os que o chapéu caiu, enfim, vocês meus amigos queridos, eu os amo muito. Vocês são muito importantes para mim. 
Bom, durante esta semana eu escrevi aqui coisas sobre amizade. Sobre bons  velhos e novos amigos. Mas, não posso deixar de falar sobre aqueles que passaram na minha vida, deixaram marcas e um dia, de repente não mais que de repente (adoro essa frase) partiram. Você que era meu amigo de fé, meu irmão camarada. Você que simplesmente deixou de falar comigo. Você que fez isso e até hoje não me explicou o porquê. Você entrou na minha vida, me deu os melhores momentos e fugiu. Você que hoje passa por mim e me trata com indiferença. Você que não consegue me perdoar seja lá o que eu tenha feito. Você que acha que os outros tem defeitos e não enxerga os seus. Você que foi meu anjo muitas vezes e me ajudava nos momentos de fraqueza. Você que salvou minha vida inúmeras vezes. A você (s) meu amor e minha amizade. Espero que tenhas uma vida plena e cheia de coisas boas. Espero que os novos amigos que surgirem em teu caminho possam te fazer feliz, e ocupar o vazio que existe na tua alma.
Muito amor e paz pra vocês.
E claro! Pra finalizar, sem dramas e nem chororô. Vou aproveitar e falar daquelas pessoas retardadas que chegaram devagar e invadiram minha vida. Pessoas que ficam “anos” longe de mim e quando surgem, parece que nem nos distanciamos. Pessoas que são loucas mas que eu amo demais. Pessoas que outras pessoas desconfiam de nossa relação. Pessoas que são drogadas de Coca-cola. Pessoas que são um pouco emo, mas tudo bem. Pessoas que curtem CPM22. Pessoas que me levam num caminho de fé. Pessoas que inventam apelidos nos outros colegas. Pessoas que viram madrugadas fazendo trabalho de poesia. Pessoas que foram pra balada a pé. Pessoas que moraram lá em casa nos tempos de escola. Pessoas que viveram aventuras na terra das flores. Pessoas que eu simplesmente sinto que me amam e que acho que elas também sabem do meu amor por elas. Enfim, a esses amigos que a vida leva e traz. Que a vida aproxima e afasta. Eu quero dizer, obrigada! Por tudo, seus DORGADOS! Amo vocês de coração.

Tá, Michel, Manu, Fernanda (que não tem redes sociais), Jai, Erik, Rafa, Cris M,   e pra você, cujo este texto serve como uma luva. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tenho mais a dizer sobre amizade.

Ontem publiquei um texto sobre amizade. Sobre as minhas amizades. Sobre as meninas que eu conheço há mais de uma década. (Exceto duas pessoas da lista). E hoje eu queria falar sobre pessoas que aparecem em nosso caminho e de repente, não mais que de repente, já estão inseridas em nossas vidas. Algumas pessoas que te conhecem bêbada. Na outra vez que te encontra você permanece bêbada. Algumas pessoas que dizem: “Camila, nunca te vi sóbria. E quando isso acontece, realmente a pessoa se admira.  Pessoas que quando revelam seu verdadeiro nome e você não acredita, pois você o conheceu por um apelido. Pessoas que você já conhecia de vista, da escola, inclusive tuas amigas diziam que era teu irmão gêmeo e você ria. Pessoas que começaram a  falar com você no bar, na sala de aula, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Pessoas que se dizem sua fã e quando você vê, ela está namorando seu amigo e se torna de um dia pro outro sua amiga também. Pessoas que saem pra comer pizza crua. Pessoas que fazem uma surpresa pra você no seu aniversário. E claro, não posso esquecer de dizer das pessoas que falam contigo pela primeira vez num trote universitário. Pessoas que te enchem o saco no MSN, mas você não consegue parar de falar com elas. Pessoas que te fazem rir e chorar. Pessoas que te pedem favores. Pessoas que gostam de pagode. Pessoas que se hospedam na tua casa. Pessoas que passam dificuldades contigo. Pessoas conhecidas como TROLL. Enfim. Eu não poderia falar dos meus velhos amigos (deixo bem claro que a nossa amizade se renova a cada dia. Clichê, mas é verdade) e não falar dessas pessoas que fazem parte da minha vida a menos tempo. Mas garanto que meu carinho e amor são enormes por vocês, e obrigada por estarem na minha vida, SEUS LINDOS!
P.s.: Kah,  Fefuxo(vulgo Jesus), Possi (vulgo Bruno), Tuty (vulgo TROLL hihi) e Lenine. São vocês ta?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eu tenho algo pra dizer sobre amizade.

A gente corre o mundo procurando pessoas que nos compreendam. Pessoas que dediquem um pouco de suas vidas para a nossa. Procuramos bem mais que um compromisso de papel marcado. É um elo invisível a olho nu, porém com um poder indestrutível. E aí conhecemos os “amigos”. Que nunca te abandonam quando... Você está por cima.
Nesta minha pequena longa vida. Já me decepcionei muito, Fui ao mundo procurar amizades. Fiz muitas. Mas, de repente um dia. Aquele elo que era pra ser indestrutível, simplesmente, desaparece.
Quando você está por cima. É o bam-bam-bam. Tem dinheiro, prestígio, “fama”. Muitos, mas eu digo, muitos aparecem te estendendo a mão. Querem ficar ao seu lado. Aliás, não é só nesses momentos gloriosos. Muita gente vem só procura quando precisa. Quando está precisando te usar para alguma coisa. Nem que seja para descontar a culpa da sua pobre e vazia existência em você. Você vira um ser invisível perante os problemas dos outros.
E um dia, quando você caí, quando é a sua vez de precisar de alguém , quando adoece (físico e espírito) todos correm para as colinas. Onde vão parar? Isso é um mistério. Aqueles amigos que você correu o mundo para achar, somem de repente.
E aí, você caí numa depressão profunda. Chora, se sente invisível. E não faz o mais importante: dar abertura para aquelas pessoas que realmente se importam com você. Você fica cego e não consegue enxergar (pleonasmo né?) essas pessoas. Você fica perguntando onde você errou, o que você fez e não vê que tem pessoas que você pode realmente confiar.
No meu caso, eu cessei meu pranto e abri os olhos. Vi que ao meu redor existem umas pessoas que me amam. E mais! Elas estavam o tempo todo do meu lado. Eu apenas tive uma cegueira e não consegui enxergá-las.
A vocês Laís, Aline, Luana, Larissa, Fernanda, Naira, Cris, Fran, Fernando. Minha eterna gratidão e eterno amor de irmã. Obrigada por estarem na minha vida durante tanto tempo. E espero que continuem para sempre. 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

DIA DO ROCK!

Dia 13 de Julho! 
Dia mundial do rock. Mais "pesado" ainda se hoje fosse sexta-feira. 
Nas redes sociais só se vê vídeos, fotos, textos, letras de músicas, tudo que possa homenagear, de alguma forma, os ídolos do rock.
Segundo a Wikipédia (que não é de muita credibilidade) Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".
Bom, eu não vou negar (que sou louca por você) que gosto de ouvir rock. Gosto muito, mas tenho algumas preferências por bandas mais “calminhas”, tipo AC/DC. Gosto de rock nacional, internacional. Mas, o que importa é a letra da música. Tem umas que dá vontade de chorar em posição fetal. E tem umas que te colocam pra cima. Sei lá. Questão de gosto.
Bom, não sou adepta a andar de preto, ficar sem lavar os cabelos, usar all star sujo (essa é mentira) etc. Eu só curto, aqui quietinha no meu canto.
Mas, aqui vai a minha grande homenagem ao nosso saudoso e velho amigo: “Rock”.

terça-feira, 12 de julho de 2011

♫ Eu vivo sempre no mundo da lua...

LUA:                                                                                                                   • Na mitologia romana, Lua era o nome de uma deusa a quem os soldados ofereciam, em sacrifício, as armas capturadas do inimigo.

• *Lua - único satélite natural da Terra (escreve-se com “L” maiúsculo). *Lua - designação geral dada aos satélites.
• Lua é uma linguagem de programação interpretada, imperativa, de script, procedural, pequena, reflexiva e leve, projetada para expandir aplicações em geral, por ser uma linguagem extensível (que une partes de um programa feitas em mais de uma linguagem), para prototipagem.
• Corpo celeste utilizado pela Astrologia para simbolizar o núcleo emocional básico de alguém em uma carta astrológica natal.

• Som emitido pelo CEBOLINHA para se referir a RUA. Exemplo: Eu QUELO ser o dono da LUA.




2010.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Várias canções

Vou fugir dessa cidade. Vou viajar: Hawaii, Pequim, Istambul. Vou para um lugar onde eu possa ser marajá e viver de frente pro mar. Ou quem sabe, ir para uma casa de campo para poder compor rocks rurais.  Quero viver como uma bela tribo de índios.
Na verdade, quero fugir, quero um tobogã. Quero o perigo, sozinha. Eu quero a cura pro meu vício, pois eu já não consigo rir.
E nada hoje em dia é como costumava, divertido, como um tempo atrás. Eu perdi muito tempo nessa cidade. E para me despedir, vou procurar um último bar e quando a minha garrafa estiver no fim, ADEUS.
Eu quero procurar um lugar que vi nos livros e ouvi nos discos. Eu quero mais que sonhar, porque eu sei que viver é melhor do que isso.
Sim, eu tenho sonhos lindos. Eu sonho, inclusive com crianças cantando, livres por aí.
Eu já disse que não consigo me lembrar do tempo que passou, mas percebo que tenho todo o tempo do mundo.
Adeus, minha gente. Logo mais, eu telefone, mas, agora estou com sono. E todos os dias, antes de dormir, lembro de como foi meu dia meio sério e selvagem, nesta cidade biruta.
E mesmo que o mundo acabe aqui, quero esperar que o dia amanheça depois da festa.
Na verdade, eu quero dias perfeitos.
Quero ser uma maluca total, sem controlar minha lucidez. Aproveitar uma velha e eterna infância.
Na verdade, desejo muito, usar a minha aquarela para pintar o meu nariz. Sim, eu quero muito, brincar de ser feliz.



Maio/2010

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terra das maravilhas.

- Quem é você? Pergunta Absolem, a lagarta que tudo sabe no “país das maravilhas”.
- Quem é você? Eu sou Alice, mas sou a Alice errada.  

Eu sempre adorei muito a história da Alice, no país das maravilhas. Mas, por que sempre fico triste quando o filme acaba. Por quê? É que eu amo o mundo das maravilhas, ou o país da imaginação, ou a  Terra do Nunca. Adoro ser criança e, diferente de Alice, tenho medo de crescer. Sim, Peter pan, talvez você tenha procurado a Wendy errada. Talvez, se você tivesse na minha janela ouvindo as histórias que eu conto pra minha irmã mais nova…

Ah! Esse mundo mágico, em que coelhos usam terno e relógio de bolso, ratos são feiticeiros e crocodilos têm um despertador na barriga, tic TAC, tic TAC. Cuidado! O Capitão gancho chegou. CORRTEEM A CABEÇA DELA!! Ordena ele.
Vamos fugir voando, traga o pó mágico sininho.  Ixi, a Sininho ficou presa na tinta vermelha que usaram para pintar as rosas brancas.
Ai, que confusão.
Acho que estou ficando pirada, lelé da cuca,
Mas dizem que as melhores pessoas são assim, doidinhas. O Chapeleiro Maluco que o diga. Uma pessoa tão, tão, tão MALUCA, mas tão especial.
Mas, e agora? Eu preciso voltar para casa. Apesar de não querer. Apesar de preferir viver essa fantasia. AH! Lembrei…
É tudo um sonho…
Se eu me beliscar, vou acordar…
Ai, isso não é um sonho. O mundo da imaginação é a minha realidade.





2010

terça-feira, 5 de julho de 2011

Amanhã velho será!

Minhas bonecas me olham e me perguntam: 
- Por que ainda brinca conosco? Já estamos idosas, na idade do aposento, mas você insiste em brincar conosco.
Minha caixa de lápis de cor é grande e cheia de toquinhos. Não de cantores de aquarela (quem me dera), mas, de tocos de lápis que eu não consigo me desfazer.
Minha infância não parou. Ela continua. Brincar de patinete, jogar bolinha de vidro. Correr, pular, fazer roupinhas de boneca. Construir uma casinha para a Barbie. Ver DVD da Xuxa. Chorar com Lua de Cristal. Dançar! Ler Sítio do Pica-Pau amarelo. Castelo RÁ-TIM-BUM!
São tantas as coisas que ainda existem na minha rotina. Do tempo de criança, só me desfiz da escola. Fui além dela.
Mas, acho fantástica essa coisa de não envelhecer. Querer sempre ser criança. Ter o Chaves como ídolo. Aliás, é dele uma das músicas mais significativas que eu conheço. Ela não contém palavras difíceis, mas com “valor”.
Não se esqueça: “ Se você é jovem ainda amanhã velho será! A menos que o coração sustente a juventude, que nunca morrerá! Existem jovens de oitenta e tantos anos, a também velhos de apenas vinte e seis. Porque velhice não significa nada, e a juventude volta sempre outra vez!”

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Já sei tudo!

Eu sei limpar a casa. Sei cozinhar. Sou amiga dos bichos. Sou amiga dos menos favorecidos. Sou amiga de todos. Sou caseira. Sei dançar. Sou legal. Gosto de ler. Tenho bom gosto musical (eu acho que tenho). Gosto de cantar (isso não quer dizer que eu cante bem). Sou humorada. Faço exercícios físicos. Tenho vestidos de festas e vestidos de limpar a casa. Não arroto na frente dos outros. Não uso drogas. Passo mensagens legais para os mais novos. Sou meio criança.  Já aconteceram tragédias na minha vida. Sou uma menina. Sou uma princesa. Sou solteira e já vivi com uma bruxa malvada (se o chapéu te serviu...). Então, O QUE FALTA PRA EU ACHAR UM PRÍNCIPE?


Acho que me falta modéstia.
Ou um tapete voador. Ou ser amiga de anões! 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Minhas Mãos

Para : Raskólnikov - Crime e castigo (Fiodor Dostoievski) 

Estou trancado aqui
Eu e minha confusão
Será que já sabem eles
O que fizeram minhas mãos?
Não há provas que indiquem
Que o culpado seja eu
Se todos aqueles indícios
O destino o perdeu.
Serei eu um monstro
ou seria vítima, então?
Sei que ninguém sabe o que fiz
Mas me olhando eles estão.


Camila Silvano Dez/07